sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cinco Motivos para fazer Pilates

1) Melhora da Postura
Sua coluna suporta o peso do seu corpo e permite que o seu corpo se desloque com facilidade e conforto. Essa é a teoria. Mas, na prática, horas passadas sentado a frente do computador ou da TV, acabam fazendo com que a coluna perca a forma natural, em S, resultando em dores nas costas e ombros arredondados. O Pilates contribui para realinhar a coluna vertebral e melhorar a postura.

2) Alívio da dor nas costas
A maioria dos problemas de coluna é proveniente de má postura e maus tratos à coluna. Por realinhar a sua coluna e conscientizar a postura, muitas dores nas costas podem ser totalmente eliminadas.

3) Aumento da força e resistência muscular, sem hipertrofia
Pilates ajuda a aumentar a sua força e resistência sem hipertrofia dos músculos, porque se concentra no desenvolvimento do "core" - músculos localizados nas regiões pélvica e abdominal, bem como nas costas. Através do alongamento e tonificação muscular e por corrigir sua postura, sua força e resistência natural melhoram.

4) Prevenção da osteoporose
Uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos, no Reino Unido, irão quebrar um osso, principalmente por desenvolver osteoporose. A osteoporose afeta três milhões de pessoas no Reino Unido todos os anos, especialmente na coluna, punho e quadril que tornam-se frágeis e suscetíveis a fraturas. Ao promover a boa postura e equilíbrio, o pilates ativamente pode ajuda na prevenção da osteoporose e consequentes quedas.

5) Boa forma física Sem sofrimento
Muitas pessoas simplesmente não podem nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar músculos. Um mantra bastante ouvido nas academias é "sem dor, sem ganho", mas isso não se fala num estúdio de pilates. Pilates é uma tecnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.

sábado, 2 de abril de 2011

Princípios que regem o Método Pilates


Joseph Hubertus Pilates, estabeleceu seis princípios quando desenvolveu a Contrologia, método de exercícios, que mais tarde ficou conhecido pelo mundo como o método Pilates. Os seis princípios são:
1) Centro,
2) Respiração,
3) Concentração,
4) Precisão,
5) Controle,
6) Movimento Fluído.
1. O “Centro” é a alma do método. Segundo Joseph, o corpo humano tem um centro de força onde se originam os movimentos. Denominando-o “Power House” constituído pelo abdômen, parte inferior das costas e dos glúteos.
Todos os exercícios de Pilates têm como foco o fortalecimento do "Power House", de forma a proporcionar uma estabilização do dorso permitindo que o corpo esteja durante os movimentos de forma ereta e alinhada, evitando compensações e contemplando a simetria. Com os músculos abdominais fortes e a postura ereta e correta, provavelmente não existiria dor lombar, segundo Hubertus.
2. Respiração - O segundo princípio que considero como grande diferencial do método está na Respiração. Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue bem oxigenada. Como regra geral deve-se inspirar quando se prepara para fazer um movimento e expirar quando se realiza.
3. Concentração, os exercícios devem ser executados sempre com muita atenção. A sua atenção deverá estar voltada para quais músculos estão realizando o movimento. Se sua mente e seu corpo estiverem trabalhando juntos, os movimentos irão ter uma maior eficiência.
4. Precisão esta relacionada com o Controle, deve-se perceber e evitar qualquer tipo de compensação contemplando o alinhamento corporal.
5. Controle, os movimentos devem ser realizados de maneira lenta, salvo exceções. Deve-se observar o recrutamento dos músculos envolvidos na realização do movimento. Aos poucos a pessoa que pratica Pilates vai ganhando uma maior consciência corporal.
6. Movimento Fluído, Joseph Hubertus Pilates gostava de resumir seu método como "um movimento fluído a partir do centro de força para fora. Qualquer movimento tem que ser realizado da forma mais harmônica possível. Os movimentos devem ser contínuos e ritmados. O praticante deverá estar sempre em uma posição de alinhamento corporal, estando atento para possíveis compensações, que poderão levar a exercícios inadequados, sendo possíveis causadores de lesões”.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Joseph Pilates

Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), criador do método Pilates, nasceu na Alemanha em 1880. Cresceu uma criança frágil e doente que sofria de raquitismo, asma e febre asmática. Como tantos outros que sofrem de doenças físicas, Joe tornou-se obcecado com a aptidão física e saúde. Era uma criança que se escondia na floresta e ficava por horas assistindo e observando os movimentos de animais selvagens. Como um adolescente determinado  a superar suas próprias aflições,  estudou anatomia humana, em ambas as formas ,orientais e ocidentais, incluindo os exercícios de Yoga. Com 14 anos, foi posar para cartazes de anatomia e mais tarde, qualificou-se no boxe, ginástica, esqui e mergulho.
Em 1912 foi para a Inglaterra e trabalhou como artista de circo. Percorreu a Inglaterra com sua trupe e se tornou uma estrela. Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial estourou, foi preso em Lancaster, em um acampamento "para os inimigos estrangeiros", juntamente com outros alemães. Foi lá que começou a elaborar seu método de exercícios que mais tarde denominou  de "Contrologia".  Durante esse tempo muitos de seus compatriotas se tornaram seus alunos e seguiram o seu regime de exercício. Nessa época uma epidemia de gripe varreu o país matando milhares de pessoas. E, mesmo estando entre os mais atingidos, todos os seguidores de Joe sairam ilesos. Mais tarde, ele foi transferido para outro acampamento na Ilha de Man, onde trabalhou como enfermeiro e cuidador de muitos internados de guerra que sofriam de doenças e ferimentos físicos. Aí, começou a criar equipamentos para reabilitar seus pacientes. Joe retirava algumas molas debaixo das camas e as anexava às paredes acima da cama do paciente, para criar resistência e permitir movimentos cuidadosamente controlados e precisos para aqueles que estavam acamados. Compreendeu os efeitos curativos do movimento e muitos dos pacientes acamados se recuperavam mais fortes e saudáveis.
Quando a guerra terminou regressou à Alemanha e continuou a desenvolver seu trabalho. Começou a treinar a Polícia Militar de Hamburgo em defesa pessoal e treinamento físico. Em 1925, foi convidado para treinar o novo Exército alemão. Recusou porque não concordava com a direção política que a Alemanha estava tomando. Em 1926, decidiu imigrar para os Estados Unidos e na viagem através do Atlântico conheceu Clara, uma enfermeira, que se tornou sua esposa.
Ao chegar em Nova York em 1926, Joe e Clara abriram uma academia no mesmo edifício onde funcionavam diversos estúdios de dança.
Continuou a desenvolver "Contrologia", e seu método se tornaria uma parte intrínseca da formação de bailarinos , treinamento de força e trabalho de reabilitação. George Balanchine, o famoso coreógrafo estudou com Joe e submeteu muitos de seus bailarinos ao Pilates para fortalecimento, equilíbrio e reabilitação.

Em janeiro de 1966, houve um incêndio na sua construção e, como Joe tentou salvar alguma coisa que pudesse, mas caiu sobre o assoalho queimado. Ficou pendurado pelas mãos por um bom tempo até que foi resgatado pelos bombeiros. Joe faleceu em outubro de 1967. Muitos acreditam que foi este acidente que o levou à morte. Clara, uma enfermeira treinada, que foi considerada por muitos,  um professor mais paciente, continuou a ensinar e impulsionar o estúdio.
Em 1975, Romana Kryzanowska, uma ex-dançarina e estudante de Pilates voltou do Peru e assumiu o estúdio.
Clara morreu dois anos depois, em 1977.
Joe Pilates tinha uma firme convicção de que era cinqüenta anos à frente do seu tempo. Hoje, apesar de especialistas na área de reabilitação e condicionamento  terem modificado o seu método original, os princípios básicos incorporados no método ainda são válidos. Muitos de seus defensores, que honram seu trabalho, sentem que se Joe estivesse vivo hoje, teria feito o mesmo para o progresso do seu trabalho.
Professores mestres e instrutores da primeira geração, que conheciam Joe e Clara, alegam que eles ficariam muito orgulhos se pudessem saber da popularidade que o seu método atingiu em todo o mundo nos dias atuais.

Joseph Pilates, Frases

 
 
“Nem muito pouco, nem em excesso.”

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

“Respeite seu próprio ritmo.”

“Se aceite da forma que você é.”

“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”

“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”

“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”

“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”

“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

"Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas"

"Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente. "


"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes". Joseph Pilates 1965- 86 anos de idade

"Um velho sem flexibilidade é um velho, um velho com flexibilidade é um jovem."

“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito”

"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo"

Joseph H. Pilates

domingo, 20 de março de 2011

Beneficios do Pilates

Pilates é uma modalidade de exercicios que visa o fortalecimento global do individuo, através de técnicas de alongamento, fortalecimento muscular, flexibilização, reeducação postural.
Venha conhecer o Pilates.
Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado.
Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.
Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas, como por exemplo, os da coluna.
Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudam a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.
Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também, como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência.
O "Método Pilates" tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomelites, apoplexia,de pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.
Segundo Joseph Pilates (criador do método), após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.
Funcionamos no endereço: FisioPilates - CLN 204 Bloco "B" Sala 22 - Asa Norte - Brasilia (DF).
Fone: (61)4102.7455/8155.9179/3879.8001.
Mensalidade

1xna semana: R$150,00
2x na semana: R$240,00
3xna semana: R$320,00
Todos os dias: R$440,00
Aula Avulsa: R$50,00
Avaliação: R$50,00.
Planos Bimestrais/Trimestrais/Semestrais tem 10% de desconto.